Press




5 Para a Meia Noite
Com Fernando Alvim


Diário de Notícias
 

Papéis, aguarelas, e uma sala de estar feita oficina a um sábado


A Casa Nic & Inês é isso mesmo que o nome anuncia. O casal abre as portas a quem queira aprender ilustração ou encadernação

Arroios, Lisboa. É sábado. Há quem esteja em casa, há quem vá passear. Mas, entrando por este portão verde entreaberto, chegamos a um pátio onde, ao fundo, há duas figurinhas pintadas na parede. Nic e Inês, lê-se. Os desenhos foram feitos para o copo de água dos dois, que teve lugar naquele mesmo pátio, depois de um casamento na Lx Factory que se confundiu com uma performance. Tocando na campainha, à direita, onde também está escrito Nic e Inês, eis o casal de professores e artistas que abrem as portas de sua casa repetindo um gesto que fazem desde março de 2013. Às 14.00 esperavam quem se havia inscrito no workshopde Ilustração Infantil.
As pessoas vão chegando. Muitas delas pela primeira vez. Nada de estranho para a Casa Nic & Inês por onde já passaram "centenas de pessoas", diz Inês, lembrando que a casa "até já fez uma história de amor". Ali vêm aprender a encadernar - seja encadernação tradicional, japonesa ou longstitch - a ilustrar, a fazer carimbos tradicionais, diários gráficos ou esculturas em cartão.
Estes workshops começaram quando Inês Almeida ficou sem lugar na escola onde trabalhava. Contam-se já quase dois anos. Nic, nome por que responde Nicholas de Carvalho, filho de pais portugueses que só aos 16 anos se mudou da capital sul-africana de Joanesburgo para Portugal, entrou com ela nesta aventura. Ambos cursaram Belas Artes, ela em Escultura, ele em Design de Equipamento. Contudo, a importância dada ao "conceito" na arte, estorvava-lhes a criatividade. "Às vezes queremos fazer qualquer coisa só porque é bonito, é querido, pronto" lança Inês numa gargalhada que tem como fundo a voz de B Fachada que soa desde o início na sala.


P3


"A criatividade deles era quase um segredo dos deuses. Deixou de ser um segredo quando o casal decidiu abrir as portas de casa, transformada num atelier. Eles são Nic (Nicholas Carvalho) e Inês(Inês Almeida). A criatividade cresceua casa ficou pequena. Vão casar. A cerimónia de papel — ilustrações, caixas ilustadas e outras fantasias irrepetíveis — acontece no Balneário do LX Factory, em Lisboa, entre os dias 29 de Junho e 4 de Agosto. "Mais detalhes sobre esta exposição/casamento só mesmo estando presente". Felicidades."

Jornal i




É a vida Alvim



http://www.tvi.iol.pt/programa/e-a-vida-alvim/4773/videos/299474/video/13892299/1



Entrevista com Ana Galvão, Antena 3

https://soundcloud.com/zerbit/nic-e-in-s-antena3-entrevista



Entrevista para a revista Time Out





Entre marido e mulher ninguém mete a colher, só mesmo a tesoura


Público - P3



A cor e a forma são papéis secundários no seu processo criativo. Ela experimenta, transforma-se e adapta-se às formas disponíveis. Licenciada em Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Inês Almeida vive rodeada de papéis, recortes, desenhos, fotografias, ilustrações, livros de autor, espaços e pessoas com quem partilha o seu "imaginário infantil". "Considero-me tanto uma professora como uma artista plástica, criativa e dinâmica", contou ao P3 a autora do blogue Finalmente Inês. A exposição "imaginário", uma viagem aos terrenos intrínsecos da sua memória, estará patente do dia 16 de Fevereiro ao dia 23 de Março na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras.



Divulgação na Le Cool